sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Sobre olhares, amor e gratidão.

Querido DB, nem sei se vou conseguir descrever como foi bom atuar hoje! Em meio a uma semana caótica, a máscara que menos esconde e que a mais revela, me levooou a um corredor cheio de amor e de carinho. Realmente, O general Jayme tinha razão, nós nos divertimos muito mais do que divertirmos os outros. O que a gente recebe é infinitamente maior do que a gente consegue dar. Nós que estamos ali pra levar um pouquinho de carinho, de atenção, de sorrisos, acabamos recebendo tanto amooor que é impossível não transbordar.  E como essa jarra transbordou hoje, teve momentos que a gente nem conseguia segurar a emoção. Como foi bom ouvir que a gente conseguiu tornar o dia deles melhor, como foi bom ver cada sorriso ( as vezes até meio sem graça, meio desconfiado), como foi  bom poder ver o brilho no olhar de dona Josefa, Dona Deinha, de Socorro, de Seu Cícero, de Wesley, e de tantos outros que tornaram minha tarde especial. Entre esses olhares, destaco dois encontros que realmente derreteram o meu coração. Um deles é o olhar de Seu Joel. De inicio, encontramos a sua filha que nos alertou que ele estava muito doentinho e que possivelmente não iria nos responder ou nos dar atenção. Mesmo assim, eu e minha MCM resolvemos arriscar.  Chegamos mais perto, e aquele olhar que estava tão distante começou a se aproximar da gente, perguntamos como ele estava e ele nos respondeu que estava mal e fez um sinal que precisava de água pra melhorar. Me senti incapaz naquele momento, mas não desistimos! Continuamos jogando e puxando conversa, e foi incrível porque mesmo com dificuldade de falar, ele fez questão de nos responder e até arrancamos alguns sorrisos dele. Esses momentos foram mágicos. *.* Ele nos falou um pouco sobre os jarros de barro de Tracunhaém e o quanto as pessoas eram bestas por pagar muito caro por eles hahaha. No entanto, o que mais incomodava Seu Joel era o tal prefeito da cidade de Carpina, sua cidade Natal. O tal Carlinhos, segundo ele, dava um trabalho arretado e não era um bom administrador. Foi ai que Ziza resolveu nos lançar na candidatura das próximas eleições pra prefeita e vice- prefeita de Carpina! E, pra nossaaaaa alegriaaaa, Seu Joel nos apoiouuuu e ficou muito feliz com a ideia! Não tem nem como descrever o que eu senti quando eu vi aquele sorriso que tomou conta do rosto dele, foi lindooo demais! E Pra deixaar ele ainda mais feliz, prometemos que se fossemos eleitas, não iria ter mais  restrição de água pra ele, ruuuuum! Nada de deixar Seu Joel com Sede! Ele adorou a ideia e se despediu com um brilho no olhar que eu não quero esquecer nem tão cedo. Assim como não quero esquecer as palavras da filha dele ao nos despedirmos : "Obrigada por ter feito ele sorrir, vocês conseguiram fazer ele esquecer um pouquinho disso aqui".  Deinhaaa nem desconfia mas,  na verdade, eles  que nos fizeram esquecer do mundo lá fora, eles que conseguiram me encher de amor e deixaram o meu dia muito mais feliz! O meu segundo olhar estava no último quarto que visitamos! Lá estava uma senhora fazendo uma trança nos cabelos, olheeei pra ela e perguntei se ela queria fazer no meu. Ela logo aceitou e começamos a trabalhar no meu novo penteado hahahah Quando terminamos o meu novo look, percebemos que o penteado n tava dando mto certo , segundo ela, meu cabelo era muito bom e não " segurava a trança".  Foi então que ela disse, o seu cabelo é bom igual a você. Você deve ser uma ótima filha, uma ótima amiga, uma ótima pessoa. Percebi que ela estava meio sentida com alguma coisa, talvez ela n tivesse uma boa relação com os familiares ou talvez estivesse se sentindo sozinha naquele momento. Perguntei se podia dar um abraço, ela quase chorando, respondeu que sim. No meio do abraço, eu escuto : "Obrigada por estar aqui, obrigada por esse abraço." As lágrimas transbordaram dos nossos olhos e a gente se olhou intensamente. Me senti preenchida por aquele olhar e senti novamente que recebia muito mais do que poderia ter dado. Desejei ter ido naquele quarto antes, incrivelmente  acredito que ela desejou a mesma coisa,  pois nos perguntou a que horas chegamos e lamentou por  não ter nos visto antes. Também lamentei. =/  Me despedi desse setor não com a sensação de dever cumprido, mas com sentimento de gratidão por ter o privilégio de me preencher com a energia boa de cada um dos lindões que encontrei hoje.  Desejo muito  mais dias como esse, desejo mais amor nos nosso dias. 





                                                                                                                        Josefina Avuada



Nenhum comentário: