domingo, 29 de novembro de 2015

Os olhos de Maria Clara

Olá, meu DB :)



Hoje a atuação foi no sétimo andar, na ala de Cardiologia (uma das coisas boas do projeto é você ficar íntimo dos andares do HC, hahaha). Chegamos lá, eu e minha MCM linda, Vanessa Vesgulina, que, antes de chegar no andar, teve a delicadeza de trazer docinhos pra mim. Isso já derrete qualquer atuação :)) Nos transformamos e bum!!!
Nosso primeiro encontro foi com um quarto, que, de início, só tinham duas pessoas acordadas, Lindalvo e Danilo, acompanhante de Lindalvo. Danilo era um gaiato essencial e  muitas vezes me vi, notei que minha MCM também, segurando o riso das piadas e sacadas que ele tirava da cartola. Todas as vezes que a gente começava a jogar e entrava no jogo, ele, de alguma maneira, terminava o jogo a favor dele. Mas aí é que está a mágica do projeto, o palhaço, além de ter a sensibilidade de saber quando encontrar, quando começar a jogar, deixa que também as outras pessoas possam ser protagonistas daquele jogo e, de fato, aquele era o reino dele, de Seu Danilo. 
Depois do quarto magia, encontramos Dona Conceição no corredor, que disse: - vão no quarto 18! e saímos em busca desse quarto. No corredor...
Meu encontro do dia estava ali: Maria Clara, uma bebezinha linda que estava no colo da avó e que tinha um avô com cara de papai noel. Foi amor à primeira vista. Maria Clara não precisava falar nada (e nem sabia, hahaha), mas o olhar e o sorriso dela foram suficientes para o meu dia ser preenchido com um amor do tamanho do mundo. Foram alguns minutos de hipnose.
Em seguida, encontramos um casal apaixonado, Flávio e Manuela. Flávio só tinha olhos para a amada, olhava derretido a cada gesto de Manuela. Ela era tímida, mas conseguiu se soltar dentro dos seus limites. Saímos em busca do quarto 18, Dona Conceição estava lá a postos e cobrou: - cadeê vocês?? respondemos que no corredor fomos encantadas por Maria Clara. 
O quarto 18 era o quarto das mulheres. Eram 6 no total. Elas entraram no jogo, levaram a brincadeira e nos encheram de alegria. Dona Socorro, uma mulher que estava sentindo um dor forte na coluna, me chamou no cantinho e me disse: - Minha filha, isso que vocês fazem é tão maravilhoso!! Eu não tive como não me emocionar. Só senti gratidão naquele momento. O meu despertar foi para a senhora que estava internada, a qual Dona Conceição era acompanhante. Ela era única que não ria no quarto, não estava disposta ao encontro, não queria conversa. À medida que eu e Vanessa fazíamos as outras embalarem o jogo, nós vimos a mudança estampada no rosto daquela senhora, e, ao final, saímos do quarto com um sorriso cheio no rosto dela. Isso foi muito gratificante. O desafio é muito maior quando tem alguém que se nega a nos encontrar e que depois nós encontramos e ainda com um sorriso. É maravilhoso!!! Nosso último quarto, foram das gêmeas que cantaram lindamente para nós o hino da harpa, da bíblia. E nos despedimos desse dia cheio de surpresas e de leveza. Foi maravilhoso. Fico com a doçura dos olhos de Maria Clara... e queria que o mundo tivesse mais isso.

Nenhum comentário: