quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Sorrisos para salvar o dia

O dia não foi nada como eu esperava, infelizmente. Aula chata na faculdade e perdi a minha reunião com meu orientador:(
A atuação foi no mesmo caminho... Eu e minha fiel MCM linda fomos para a nossa ala e começamos a atuar. Logo em um dos primeiros quartos, encontramos um casal, a mulher, bastante apreensiva, esperava por alguém no lado de fora, entrei e vi seu marido na cama, tentei brincar, mas ele não quis conversa. A primeira recusa. Travei. Mesmo nos quartos seguintes não consegui me recuperar, apenas vi minha MCM ganhando risos dos pacientes. Pensei demais e agi pouco. Surgiu um bloqueio e não consegui dar o meu melhor, não consegui dar o melhor de Marieta. Peço desculpas ao projeto e espero ansiosamente a intervenção de sábado para ter a chance de melhorar.
Calma, nem tudo foi tão ruim assim! Sei que é ruim estabelecer metas, mas, assim como na primeira vez, fui para o setor com o objetivo de tentar mudar pra melhor (nem que seja pouco) o dia de pelo menos um dos pacientes que iria encontrar . Nessa busca, a primeira pessoa com quem falamos, havia acabado de levar o pai para o bloco cirúrgico, conversamos por um tempo e, depois de um abraço a três, surgiu um sorriso que me deixou besta. E, no próximo quarto, duas senhoras lindas! Dona M e Dona L, duas irmãs, lado a lado, companheiras. Em um certo momento, Dona L nos agradeceu por levar alegria a elas, no mesmo instante, eu e Tatá Vatapá respondemos que são eles que nos trazem alegria. E foram essas duas senhoras que salvaram o meu dia.

Acredito que dias e atuações melhores virão.

Maroca e Marieta.

ps: Minha MCM é a melhor companheira do mundo mesmo, obrigada:)

Um comentário:

Anônimo disse...

Maroca, todos nós estamos sujeitos a ter um dia com alguns problemas e ficarmos um pouco pra baixo. Mas no momento que subimos o nariz devemos tentar nos libertar desses problemas do dia a dia e ficarmos o mais neutro possível para nos permitirmos que a intervenção nos surpeenda. Pois, muitas vezes, quando estamos naqueles que consideramos os nossos piores dias acontecem as melhores atuações. Já que esse é um espaço onde coisas mágicas acontecem e onde você pode e deve desopilar.
Sei que, às vezes, é muito difícil. Mas lembre-se sempre que você tem ao seu lado a melhor companheira do mundo e quando você falhar, quando sua energia cair, ela estará ao seu lado pra levantar sua energia e te trazer pra o jogo. Mas para isso você tem que se permitir, se cobrar menos, pensar menos e simplesmente deixar fluir.
Quanto às recusas de alguns pacientes: é normal. Às vezes, ainda não chegou o tempo deles e a gente tem que respeitar. Mas não devemos nos esquecer que existem muitos outros pacientes que estão loucos pra interagir com a gente. Então quando você menos espera, mesmo que seja apenas um paciente, este cativa você tão intensamente que você ganha o dia com apenas esse encontro. Acredito que tenha sido o que aconteceu com você no finalzinho da atuação ;).
Gostaria de deixar claro que não tive a intenção de criticar em momento algum, apenas ajudar da melhor forma. Apreciei muito o fato de você ter tido a coragem de colocar aqui suas dificuldades, pois é muito importante pra nós lindovisores tentarmos ajudar vocês e também pra que os seus companheiros sintam-se à vontade de expor as suas aqui também.
É a partir dessas dificuldades que a gente vai trabalhar e aprender bastante.
Beijão da sua lindovisora que quer sempre o seu bem, Môni ^^.