quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Explosão de Expectativas!

Confesso que a minha primeira atuação no Hospital das Clínicas da UFPE já tinha sido planejada há muito tempo por mim. Antes mesmo de entrar na faculdade, a paixão pelos ideias de Patch Adams já me dava uma luz do que eu queria na vida. Porém, a descoberta do projeto na faculdade graças aos meus amigos há um ano e meio possibilitou ao meu imaginário fertilizar um campo que demoraria um pouco para germinar. Como esse período foi rápido, entretanto como foi sofrível postergar algo que pra mim era tão palpável e alcançável. Eu estava tão perto. Foi duro, mas amadureci (?). Será? Só o tempo vai me dizer.

Desde o início da Oficina de Formação, eu já guardava grandes expectativas para a minha contribuição ao projeto. Todos os tipos de jogos, brincadeiras, mugangas e personagens que eu imaginava ao deitar minha cabeça no travesseiro à noite foram arquitetadas durante o mês de Agosto inteiro. Creditei minha capacidade de envolver as pessoas apenas com truques, bem estilo Pilambeta. Baita tempo perdido...

No dia da minha primeira atuação, o meu nervosismo batia na canela! Não faltavam razões: tinha esquecido meu lenço vermelho, o meu gel e o meu lápis preto, além de ter me atrapalhado todo na maquiagem :(( Naquela altura já não importava tais detalhes. Me concentrei. Elevei minha energia. E...? E...? Não vieram mugangas, personagens ou jogadas ensaiadas. Nada que eu tinha planejado há anos veio. Só veio o que eu tinha de melhor. Fui verdadeiro e demonstrei aquilo que só os mais próximos a mim sabem. Impressionante! Foi um turbilhão. Só sei que segui o fluxo! O fluxo dos pacientes assistindo TV, dos enfermeiros lanchando, dos acompanhantes passeando pelo corredor, do pessoal da limpeza observando de longe, dos pacientes em seus leitos lambendo suas crias e da Maricota! Apresentei o meu melhor para todas as pessoas do corredor da Maternidade. Ao som de bang bang atirei meu olhar e ganhei um encontro com o próximo; o resultado foram cambalhotas de risos! Encontros principalmente compartilhados com a melhor companheira do mundo. Com foi bom ter atuado com ela! Acredito que sua presença foi fundamental para esquecer tudo eu tinha artificialmente planejado, e ter me afogado no vazio! Todas as minhas expectativas foram extrapoladas!

Uma coisa que chamou muito minha atenção durante a atuação foi o comportamento das pessoas na enfermaria. Achei muito semelhante ao público que encontramos na intervenção externa. Fomos muito bem recebidos, grande parte interagiu bastante, poucos nem queriam nos enxergar no ambiente e alguns até queriam tirar fotos. Essas atitudes me surpreenderam bastante, justamente por eu esperar um ambiente mais pesado e cinza. Como foi importante ter feito o test drive antes das atuações.

Após o fim da atuação e com a energia mais tranquila, um sentimento de alívio, conforto e alegria interminável me tomou. Me senti renovado. Acredito que o pouco de alegria que levamos, nos foi retribuído em forma de muita ternura. Quero explosões de bang bang e cambalhotas!! :)





Um comentário:

Anônimo disse...

Meu querido Bang Bang, diga ao seu amigo que eu estou muito orgulhosa de vê-lo assim! Sendo surpreendido para melhor. Queria dizer que é muito bom quando flui as coisas assim, e pelo que percebi foi isto que aconteceu com vocês nessa atuação. Esse que vocês vivenciaram, e não palavras, é que define o verdadeiro sentido de ENCONTRAR. Encontrem!

Grande beijo, cheio de orgulho!

Babi