segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A acochada perfeita.

A ultima intervenção de Tonico e Telma foi simplesmente indescritível. Foi perfeito! A estrutura fisica do COB, pelo menos pra mim, deu uma grande contribuição: é basicamente um quadrado em que o banheiro e um deposito de medicamentos(?) ficam ao centro e as salas/quartos ficam ao redor, e toda, TODA hora tinha uma mulher diferente entrando ou saindo dos quartos. Nós entravamos e saíamos de um quarto, depois em outro, depois na recepção , e voltávamos pros quartos... Foi extremamente dinâmico! Mas o melhor de tudo, é que praticamente todas as pessoas compraram o jogo (não falo exatamente “todas” por achar um termo com fortes tendências ao exagero, mas eu humildemente não me recordo de ninguém que não tenha se envolvido conosco)! Melhor ainda foram as situações tensas, que nos deixaram paralisados por alguns segundos que pareciam uma eternidade, como quando perguntamos pra uma mulher se ela estava cansada (estava bem abatida, parando pra pensar) e ela disse que acabara de ter abortado o filho, com 7 meses, ou outra que chegou, segundo Gabi, com sinais clínicos típicos de um abortamento (sangrando, gritando e chorando de dor, etc). Mas eu estava muito doido minha energia estava muito elevada, e me atirei de cabeça pra dentro da escuridão incerta do vazio! Que aprendizado... não precisávamos ser os palhacinhos engraçadinhos que estao la muitas vezes forçando o sorriso do paciente, mas usamos do simples para encontrar especialmente aquelas mulheres. Palavras, olhares e gestos funcionaram muito mais do que qualquer técnica pilombeta de ir de encontro ao próximo. Uma entusiasmada porem simples e cordial apresentação, um olhar fixo e um leve segurar de mãos foi o bastante pra percebermos que conseguimos encontra-las. O dia foi recheado de cartadas certas. Me diverti, aprendi e me surpreendi comigo mesmo e com minha MCM, que foi espetacular! Talvez nunca tenhamos uma intervenção tão boa quanto essa, ou quem sabe tenhamos uma melhor ainda (mesmo achando difícil). Mas uma coisa é certa: esse dia foi foda.

Nenhum comentário: