domingo, 26 de outubro de 2014

Impacto


   Tenho que confessar que nunca tinha ido a uma sessão de hemodiálise. Sempre que imaginava como estes locais seriam, ficava pensando que talvez eles fossem similares as sessões de quimioterapia aos quais eu já tive a oportunidade de conhecer. Muitas horas ligados presos a um mesmo procedimento, alguns com reações adversas fortes, outros conversando e fazendo o que podiam para passar o tempo. Não foi bem isso que vi na Nefrologia. Vi cenas muito fortes, pessoas muito debilitadas, as horas além de longas para aquelas pessoas também eram desprovidas de qualquer vitalidade, muitas delas sentiam muita dor e eu em minha restrita visão de mundo, me deparava com uma nova realidade impactante.

   Logo que chegamos, eu e Bufa, fomos recomendados a não ir para o local das sessões, estava ocorrendo a troca de pacientes, lá estaria conturbado, fomos então visitar os quartos. No corredor um senhor buscava algodão, interagimos com ele, e este com um sorriso meio preso, segui para o quarto, decidimos então acompanha-lo. Ele ia cuidar de sua esposa que dividia o quarto com mais duas senhoras acompanhadas por suas filhas e uma amiga delas. O senhor se voltou para sua esposa, ela estava com muita dor. Ficamos brincando com as outras mulheres do quarto. Quanto amor elas nos deram, ensinamentos e carinho. Tinham uma risada fácil e aconchegante, propuseram muitos jogos e sempre tinham uma palavra de agradecimento e carinho.

    Com elas e com Bufa, meu eterno amigo da onça, aprendi que se falo que sou de Buenos Aires, posso estar falando que sou de uma cidade daqui de Pernambuco. Ser de fora é complicado, motivo para dar muitos foras.  Uma delas sempre que tentávamos sair do quarto, se levantava, só que ela não podia, ficamos um tempo a mais com ela, e foi quando percebi que apesar de tanta simpatia e risadas ela também estava com muita dor. Em um dos momentos não me contive e segurei sua mão e simplesmente tentei não fazer ela rir, só queria cuidar dela e mesmo que com um carinho na mão, tentar diminuir um pouco seu desconforto.

   Fomos novamente em frente, descobrimos que alguns não provam nossa escolha labial, e acham o batom laranja incorreto, isso nos fez ir atrás de um batom mais sensual. Bufa queria também achar apoio para seu sofrimento com futebol, fizemos uma aposta para ver se alguém ali como ele também era apaixonado por esse esporte. Nos primeiros quartos me dei bem, mas depois perdi feio, Bufa encontrou companheiros que tentaram me provar o valor do futebol, mas o maior lucro da história foi a melhor ficada de merda de nossas atuações. O senhor tão compenetrado no cuidado com sua mulher, não nos dava muita atenção, nós respeitamos ele, mas nesse jogo específico, Bufa rodeado por mulheres, se virou para o único homem do local e perguntou se ele também gostava de futebol, se ele era seu parceiro no bom gosto. Não esperava que ele fosse ao menos responder, mas ele nos deu um não com a cabeça, tão simples, certeiro, sorrateiro e lindo que caímos na risada. Eu ganhei um aliado na opinião, Bufa ganhou rejeição e todo ganharam alegria.

   Do senhor Severino ganhei um 9,5 no quesito beleza, Bufa me deu dez e fiquei com a média 9,75. Nunca imaginei que vestida de Sebastiana ia ter a pontuação mais alta da minha vida.

   Finalmente fomos para a hemodiálise. Ao entrar, tentava encontrar no olhar, ver alguém para interagir, porém a grande maioria dormia, ou gemia de dor, eles estavam apáticos. Junto com o sangue corpo que fluía para fora do seu corpo, ia sua energia também. Tentei me conter e passar a energia que tinha para eles. Conseguimos interagir com uma moça que assistia TV, ela foi bastante receptiva e acho que realmente desistiu de roer as unhas depois que viu as minhas. Uma das senhoras que estavam naquele quarto tão querido, cuja a sua filha nos recebeu tão bem, também nos acolheu. No início ela prestava atenção, até que no meio de uma risada ela simplesmente virou o rosto e fechou os olhos e foi dormir. Acho que seu cansaço conseguiu superar a atenção que tentava nos dar.

  Essa situação se repetiu com muitos, apesar de eles tentarem, de súbito pareciam que não estavam mais lá conosco. Queria tanto pensar que era apenas rejeição, mas infelizmente a ideia de que era realmente dor e fraqueza me assombra.

 Apesar disso conseguimos criar alguns jogos legais. Bufa virou a globeleza, uma das enfermeiras conseguia se teletransportar. Eu virei Dilma e Bufa Aécio, e as propostas políticas foram trocadas por eu torço pelo Sport, e ele pelo Santa Cruz.

    No último quarto, fomos levados para uma boate, o pisca pisca da luz que falhava no quarto foi ótimo para interagir com uma linda moça que com seu sorriso comprava nossas brincadeiras e loucuras.

   A visita foi muito boa, todos os momentos me marcaram bastante, mas um deles me fez refletir por dias: admiração pelo o senhor que cuidava de sua mulher. Ele tinha uma paciência, um carinho, uma positividade, entre os gemidos constantes de dor de sua esposa, não cansava de repetir, já vai passar, isso enquanto alisava sua cabeça e limpava sua boca com um algodão.  Queria poder demonstrar o amor que ele sentia para com aqueles que amo da mesma maneira que ele, sem cobrar, de forma constante e pura apesar das dificuldades.

Nenhum comentário: