domingo, 29 de outubro de 2017

3 - Volta ao mundo

OLAAA

Hoje (27.10.17) a atuação foi na enfermaria de nefro. No meio de um módulo de urinário, estudando sobre hemodiálise e rins, eu tava vendo a situação real daqueles pacientes enfrentando a (triste) realidade desse processo. Conhecemos Layane (acho), sua mãe e sua tia, Márcia, dona Vera... ah, dona Vera. Ela nos ensinou tanto sobre a vida em umas horinhas. Nos alertou sobre a importância de beber água (“hidratem-se, filhas”), cantou em diversas línguas (demos a volta ao mundo), ensinou sobre a importância da espiritualidade e também sobre estar de bem consigo mesmo, e ainda nos falou sobre seus planos e sonhos. Sonhos que talvez não se concretizem, mas a felicidade de tê-los é imensa. A força de Dona Vera foi tocante, mas fez eu me sentir não tão palhaça. Parei pra refletir no meio da atuação e fiquei, grande parte do tempo, ouvinte de suas histórias.
Foi um dia de aprendizado. Aprender com dona Vera a ver a vida de uma forma diferente. Mas também me trouxe de volta a reflexão sobre o que é ser palhaço e qual o impacto disso na vida do outro.
Ainda to tentando chegar a uma conclusão concreta, mas a inquietação buscando a melhora é imensa. 
Obs: a reciclagem nos trouxe um novo hábito de comentar todos os prós e contras da nossa atuação e isso foi incrível! 
Obs2: nossa foto com dona Vera <3


Até a próxima, DB!

Nenhum comentário: