sábado, 14 de maio de 2016

SOBRE A ENFERMARIA 7 SUL: NA DUVIDA, CORRE!

Querido DB,

O que dizer da atuação dessa semanaaaa!!! Para falar a verdade, nada que for escrito aqui chegará perto da vivência e experiência que vivi da atuação na enfermaria 7 sul. Ainda que as palavras, das quais uso aqui, ganhem vida e significado, elas não são suficientes, pois, expressar sentimentos e emoções está para além da escrita, da fala. Simplesmente, quando não conseguimos descrever, apenas sentimos e registramos a experiência em nossa mente, então ela se eterniza.
É impressionante o quanto sou tocada durante as atuações. Quando achamos que não vamos nos surpreender, é ai que nos enganamos.
Sexta-feira 13, depois de seis horas de aulas cansativas e puxadas, além de muita preocupação com provas e trabalhos, eu me questionava se iria dar certo a atuação pois, meu animo não estava tão bom assim. Parecia que eu estava indo ao hospital com as energias nas últimas, pensei que não tinha sobrado nada para a atuação. Ainda mais sabendo que Zé não iria atuar conosco, pois, pensei que ele e Cassis juntos, compensaria a minha falta de energia. Pois bem, a atuação dessa semana foi apenas com Cassis. Encontrei com ela no CFCH e caminhamos até o HC. Estávamos mortas de cansadas, um pouco desorientadas inclusive. A tadinha da Cassis ainda comendo uma tapioca no meio do caminho pra poder substituir o almoço.

Assim que chegamos na enfermaria 7 Sul, percebi que estava movimentada, tinha bastante gente. Eu fiquei muito tensa e nervosa, parecia que nunca tinha atuado. Pedimos a enfermeira a chave para nos arrumarmos no quartinho. A enfermeira perguntou de qual curso éramos, ambas de psicologia haha e, depois nos acompanhou até o quarto. Não tinha chaves, era uma senha que colocava no cadeado!
Enquanto Cassis e eu contávamos os babados da semana, nos arrumávamos. Quando estávamos "prontas"... "Vaai! Não, vai tu primeiro!! Nãooo, vai tu na frente! Para de empurrar! kkk Foi assim que saímos do quarto. tivemos os primeiros encontros com duas mulheres batendo um papo próximo a porta do quarto que estávamos.
O início da atuação, eu sempre fico "sem jeito", fico toda mequetrefe sem saber o que fazer, o que dizer. Acredito que é nesse momento que a minha máscara objeto passa a revelar a minha insegurança e timidez perante os outros. A máscara objeto mais revela-me que esconde.
Cada atuação eu percebo que essa máscara objeto tem muita relação com a vida, com o mais medíocre, poético, contraditório, atrapalhado, confuso, divertido, triste, alegre, espontâneo, ingênuo, perverso, criativo, horrível e, o mais intimo e humano do Humano.

Pois bem, DB, gostamos de chegar devagarinho nos quartos dos pacientes para poder identificar qual a dinâmica daquele lugar e se as pessoas estão dispostas a nos receber. Os primeiros encontros da atuação na enfermaria foram mais tímidos. Até que... Olhaaaaa as palhacinhaaaasss! Eita! Somos nós, Surdete!
Foi assim que um casal nos receberam. Perguntaram logo pelos nossos outros amigos do nariz vermelho conhecido por Orangino Maximus e Geison MoraLonge! Batemos um papo muito legal!

Entramos no quarto em que a mãe da paciente comia biscoitos e Surdete ganhou muitos biscoitos, enquanto eu estava muito cheia e disse que Surdete podia comer por mim. Pois bem, Surdete armazenou os biscoitos no seu cinto e saímos do quarto.
Ao sair do quarto, vinha em nossa direção a mocinha do carrinho da refeição dos pacientes. Nem precisou insistir muito pra ela nos dar dois copos de suco de acerola. Demos um abraço nela e sentamos para tomar o suco ao lado de uma mulher que assitia televisão. Falávamos do suco e do quanto ele era incrível (mentira, estávamos sendo irônicas). Tomávamos o suco e uma duvida surgiu! Será que podíamos tomar? Eiiitaaa, esse suco pertencia ao 2,5ml! Mas... porque ao invés do nome tinha um número? Entranho, né... Pois bem, Surdete Repete e eu, saímos em busca do dono do suco para poder explicar o que tinha acontecido com o seu suco. No caminho, percebemos que era dia de FAXINAAA!
As funcionárias estavam lavando o chão, esfregando e enxugando. Claro que oferecemos nossa mão de obra,né! Vai que conseguimos uma vaguinha, até porque, "Momento Tô lisa" está sendo constante em minha vida. hahah Mas, não tive muito sucesso não. Fui desaprovada pela funcionária, muito gentil por sinal, mesmo dizendo que eu não levava jeito pra coisa. haha

Nesse momento, eu e Surdete fomos surpreendidas. Olhaaaaa as palhacinhaaaasss! Que encontro de olhar com uma paciente que aqui, chamarei de "Cantonilda NãoAtrapalha,Mainha". A senhorita Cantonilda, sim, senhorita, pois senhora é a mãe dela. Ela deixou isso bem claro para Surdete e eu.
Cantonilda, gosta de cantar. Mas, pediu para que nós cantássemos. Ela sugeriu várias músicas, mas não sabíamos de nenhuma. Então, ela própria resolveu cantar. Lá, lá lá.. hum huhuhu... lariiiii.... A mãe da Cantonilda começou a acompanhar a filha na música, massss.... Cantonilda logo protesta! "Não atrapalha, mainha" O riso foi certeiro dentro do quarto! Depois, eu e Surdete até cantou pra ela uma música de Roberto Carlos. Só sabíamos o seguinte trecho: "Jesus cristo, jesus cristo eu estou aqui", narananana nanara nanananara, nananaramm! Cantonilda logo desaprovou. Mas ela ainda deu mais chances e pediu que cantássemos uma música aí... Surdete começou a cantar uma música inédita e eu tentei acompanhar, até porque era inédita. kkk Mais uma vez fomos desaprovadas. Tentamos até cantar a música do freddie mercury "we are the champions", também não deu certo haha.  Daí, um enfermeiro, o qual nos perseguia em todos os quartos com uma agulha na mão, entrou exatamente nesse quarto para aplicar a injeção em Cantonilda. Mas, ela dizia para o enfermeiro aplicar em mim e em Surdete. Nãoooooo!!!! Eu nem quis passar da porta do quarto. Medo da mulesta dos cachorros doido!
Deixa de ser moooleee, muiéeee! Dizia Cantonilda! Daí, ela resolveu aplicar em Surdete. E, mesmo com medo, Surdete foi. Estica o braço! Dizia Cantonilda! Enquanto isso, eu me tremia toda no canto da porta. Surdete estica o braço, fecha os olhos e cantonilda diz: Pronto, passou! Doeu? Então Surdete fica admirada com o poder de Cantonilda aplicar injeção sem que doesse. Urfa! que alívio!
Mas ainda assim, eu recusei! Agulhas não é comigo não, tô fora!
Então, chegou a vez de Cantonilda receber a injeção pelo enfermeiro alto e com cara de aplicador de injeção sem pena. AI, AI, AI... Sou mole demais mesmo, - Admiti a Cantonilda e a todos que estavam no quarto. Mas, Surdete segurou na mão de Cantonilda e eu segurei na de Surdete, fizemos uma mini corrente pra dar mais coragem a Cantonilda eeeee.... foi! Enquanto a agulha entrava, Cantonilda não tirava os olhos de mim e pedia ao mesmo tempo que eu olhasse a agulha entrando. Pronto, passou... que alívio!
Depois da injeção, Cantonilda queria por que queria apertar os nossos narizes. Cantonilda estava querendo fazer a gente de bola de pingue pongue. kkkk Ela até apertou bastante o nariz de surdete e depois quis apertar o meu. O meuuu??? Nãaaooo, o meu Nariz tem catota, catarro, e meleca big monster, você não vai querer apartar esse Nariz! Mas ainda assim, Cantonilda queria apertar. Mas eu falei que ela só apetaria o meu se eu apertasse o dela primeiro. Não,não,não... eu que aperto primeiro-dizia Cantonilda! A essa altura, Surdete estava na porta só observando a cena, pronta pra sair correndo. Daí, eu fui aproximando-me devagar e... quando ela foi apertar, olhei pra Surdete e... Na Dúvida CORREEEEE! Pois é, DB... Na duvida correr sempre.

Depois disso tudo, nós não desistimos de achar os donos dos sucos de acerola. De copos vazios nas mãos, seguimos para outro quarto. Chegando lá:

Surdete e Zefina: Olá, tudo bem?
Paciente: Risos... Hum rum!
Surdete e Zefina: Estamos em busca do dono dos copos do suco de acerola. A unica coisa que sabemos sobre eles é que eles são do 2,5 ml's.
Pai da Paciente e Paciente: Risos... Não, sei não.
Surdete e Zefina: Queremos descobrir quem tomou o suco de acerola. Então está certo, iremos encontrar novas pistas pra descobrir quem fez esse absurdo!

Quando eu e Surdete caminhávamos pelo corredor, olhamos mais uma vez para os copos vazios e, descobrimos uma pista. Alias, Surdete detectou manchas nos copos. No primeiro copo estava manchada de laranja e o outro de vermelho. Voltamos correndo para o quarto em que a jovem paciente e seu pai estava.

TXARÃÃMMMM!
Descobrimos mais uma pista! Encontramos duas manchas nos copos, então, possivelmente, essas manchas pertencem aos responsáveis por esse crime, num é mesmo?
A paciente e seu pai acenam com a cabeça e risos no rosto.

Surdete e Zefina: Então, se por acaso vcs descobrirem quem são essas pessoas, sabe o que vocês ão fazer? Não vão contar para ninguém. Daí, saímos correndo pelo corredor! haha 
Chegamos no balcão das prescrições e pedimos o Código ultra mega power secreto do mágico quarto para a enfermeira. Então ela abriu e ... demos um até logo aquele setor.


Pois é DB, espero que você tenha gostado de saber sobre a atuação dessa semana. Se você quiser continuar por dentro, se liga na próxima semana nesse mesmo local e nesse mesmo horário.

Pra finalizar, umas palavras e um momento: DURMA MEDO MEU E, NA DUVIDA, CORRA!

Obrigada, Surdete.

Com amor, Zefina Falafina!




Um comentário:

Unknown disse...

Bruuuuu! Como pode, hein? Nós duas mega cansadas e distraidas e foi uma das melhores atuações da vida? hahaha Chega a ser injusto com o universo! Foi muito gostoso poder atuar contigo, viu? Espero que essa sintonia da gente perdure sempre *.*