sexta-feira, 20 de maio de 2016

Despedidas, reencontros e agradecimentos

Nessa semana demos uma passada na nefro, após trocarmos de roupa num quartinho que mais parecia o inferno esbarramos em um fato que por muito pouco não encerrou nossa atuação alí mesmo e em menos de 5minutos, por pouco não foi a atuação mais rápida da história. Assim que saímos do quarto encontramos com um enfermeiro que a 2 semas atrás estava com a gente no andar da onco, onde passamos toda nossa atuação chamando as pessoas para irem ao casamento que teria no outro dia no próprio hospital de um paciente e sua acompanhante, pois bem, ele nos disse que o paciente veio a falecer 3 dias depois do casamento.

Ficamos completamente arrasados, juro que pensei em voltar pro quarto quando olhei para Guilhermina, acho que ela estava a ponto de chorar... mas continuamos...

Agora um dos momentos mais mágicos da tarde, não sei como aconteceu direito, só sei que tentando levantar um pouco a energia acabamos ignorando todos os quartos e paramos na hemodiálise, logo que entramos já fomos logo ouvindo o grito:

- Eita!! Olha ele aí!  Palhaço, tudo bom? Lembra de mim?

Quando olho, bem no cantinho da sala, mal acreditei, lá estava nosso querido ex-presidente Jânio Quadros, uma alma iluminada que tive a honra de conhecer a vários meses atrás com Versolina em uma outra atuação. Foi praticamente instantâneo, nossa energia subiu de uma forma louca que deu vontade de sair pulando!! Ele nos recebeu de braços abertos, perguntou quem era minha nova namorada e o que tinha acontecido com a outra( que me batia kkkkk), disse a ele que tinha terminado e tava com essa nova agora, só que cai na falha de dizer isso na frente de Guilhermina, que não sabia desse meu relacionamento, pronto! Tivemos uma DR alí mesmo, e pra piorar a situação Jânio ainda foi falar do dia que a gente foi pra Olinda no carnaval e disse que tinha ficado com ele e mais duas meninas, informação totalmente desnecessária.... com essa, foi a gota d´agua e Guilhermina terminou de vez comigo.

Mas não deu 3 minutos e chega Margarida da limpeza dizendo que eu também havia ficado com ela no carnaval e que se dependesse dela solteiro eu não ficava! Então combinamos nossa saída, a partir daí Guilhermina ficou toda recalcada, mas tentei compreender, tinha acabado de se descobrir corna e mais de uma vez(kkkkk).

Um pouco mais a frente encontramos com Adriana que desafiou Guilhermina a falar 5 palavras difíceis, coisa que levou quase 10 minutos pra ela conseguir, Adriana disse e realmente era, dava pra sentir o cheiro do cérebro de Guilhermina fritando! Né que depois elas me obrigaram a dizer 10 palavras difíceis, 10 poh! E ainda ficavam anulando algumas tipo shopping, outras diziam que tava inventando, absurdo!!

Eis que do nada escuto:

- Amor, você por aqui!!

Quando me viro vejo uma querida senhorinha chamada dona Vera, disse que nunca mais tinha ido vê-la e que tinha ligado pra mim naquele dia e que eu não tinha atendido! Contra argumentei dizendo que ela tinha ligado pro número de outro homem porque o meu não havia tocado, e realmente, ela conferiu o celular e viu que ligou errado, mas disse que não tinha problema que estava perdoada. Foi nesse momento que ela se virou pra mim e disse:

- sabe qual é a palavra mais difícil que existe?
- Amar...

Dito isso, ela olhou bem fundo nos meus olhos e acredito que nos de Guilhermina também, e nos agradeceu muito por estarmos lá. Enquanto conversávamos com dona Vera a enfermeira chefe passou e me incumbiu de uma missão: ir lá fora e chamar seu Alberto para sua sessão. Dito isso deixei Guilhermina no controle da situação e fui embora!

Lá fora ao chamar por seu Alberto, ele já levantou da cadeira com um sorriso de orelha a orelha, a coisa mais linda do mundo esse senhorzinho, e fomos andando e conversando, durante a caminhada comuniquei que ele estava sendo chamado para tomar banho numa banheira com mais 5 pessoas e que ele poderia escolher quem eram, podia inclusive ser 5 mulheres, dito isso, não sei porque, mas ele acelerou o passo(kkkkkk), uma vez deitado ele começou a escolher quem iria com ele para a banheira, e claro que Guilhermina não foi deixada de fora! E para nossa surpresa, um pouco antes de sairmos da hemodiálise seu Alberto nos parou e também agradeceu muito a nós a ponto de ficarmos encabulados.

Mal chegamos no corredor já escutamos outro grito: ei palhacinhos!!!

ps: essa foi uma atuação de vários chamados(kkkkkkk)

Quando entramos no quarto, quem estava lá era Dina(acho que é esse o nome) e sua mãe que havíamos encontrado em uma outra atuação só que no 11º andar, foi uma festa só, e pra melhorar/ piorar a situação a mãe dela assim como na atuação passada não parou de insistir que eu e Guilhermina deveríamos formar um casal, mesmo tendo explicado milhares de vezes que não queríamos, no final ficou decidido que eu iria ficar com uma tal de Maricota que cobrava 10 mil reais por foto e que Guilhermina ficaria com Jason Mora Longe, um rapaz alto das coxas grossas e bunda avantajada que seduziu nossas 3 amigas(kkkkkk). Na despedida, Dina nos disse que no outro dia elas estavam voltando para casa e nos chamaram para a festa de boas vindas, e então, novamente para nossa surpresa , ela ficou bem séria e nos agradeceu por termos estado lá no último dia fazendo sua mãe se sentir bem e rindo mesmo sem poder, claro que saímos do quarto após 2 calorosos e profundos abraços...

Confesso que foi uma experiência bem inusitada, pois começamos bem no fundo do poço e ao longo de uma sucessiva série de encontros fomos capazes de partilhar momentos tão magníficos e receber o maior presente de todos através do olhar daqueles a quem conseguimos tocar. Por isso gostaria de agradecer não só a Paulinha por ser essa MCM tão linda que nunca me deixa na mão e topa todas as loucuras que proponho, mas também a todos os pacientes e profissionais, acredito que conseguimos deixar um pouco de nós neles, bem como eles deixaram em nós, e digo, todos eles encheram minha jarra e me transbordaram.


Augustino Bocalarga.

Um comentário:

Gabi disse...

Muri, que atuação mais linda! Sério mesmo, me emocionei!
Que bom que é quando a gente consegue se encher de energia assim durante a atuação!
<3