sábado, 5 de novembro de 2016

De cinzas

Perdão por minha mequetrefice por postar com uma semana de atraso. A atuação no ambulatório de onco foi, certamente, a mais difícil até agora. O fato de não podermos dar um chingling e mudar de quarto me deixava tenso, especialmente na mudança de jogo de um paciente pro outro. Desenvolver um único jogo sem tumultuar o setor era difícil. A energia do andar era pesada. A equipe não estava receptiva. Era como um picadeiro, onde todos lhe viam direcionado para um único paciente por vez. Primeiro, desenvolvemos um jogo já na entrada do banheiro e, de longe, já víamos Risolinda rindo em nossa direção. Ela foi, certamente, uma das mais abertas do dia todo. Myn baixou uma bela carta chamando-a de sacoleira. Lá vou eu chamá-la de Paraguaia. É assim nasceu Risolinda Paraguaia. Foi um jogo interessante. A dificuldade era envolver sua sogra, que estava aberta, porém visivelmente debilitada. O jogo com ela não fluía e tudo culminou em uma troca longa de olhares: senti a tristeza, somado ao desconforto e à gratidão de estar sendo vista. Seus olhos cheio de lágrimas. Lágrimas indecifráveis. Pra quebrar isso foi difícil. Quebrar esse olhar e emendar com uma atuação com a senhora que estava ali do lado - como fazer isso? Era como dizer "acabamos com a senhora e agora é a vez dela". Foi duro. Eu sinto que a gente falhou e que as transições foram bem mequetrefes. O ambiente exigia jogos calmos, e isso foi fazendo minha energia cair. Os pacientes cismavam em falar de suas vidas antes do câncer e isso me era um soco no estômago - mas estávamos ali para ouvir, também. O último jogo também foi especial. Era um menino jovem. Falamos de Tamandaré, nós convidamos para sua casa, dissemos que iríamos pro show com ele. Falamos de cuscuz com ketchup e outros gostos exóticos. Minha energia estava tão basal que era difícil dizer se era uma conversa sincera e nojenta ou se era, de fato, Arcanjo quem estava ali. Então foi descer a energia e dar um abraço na minha MCM. A sensação era de "foi bom, mas...."

Nenhum comentário: