sábado, 8 de novembro de 2014

Onze motivos e um segredo


Existem onze motivos para eu amar cada dia mais essas atuações:
1-      Somente na atuação eu posso roubar um celular, colocar a culpa na irmã da dona, fingir que eu e Bufa estamos sendo procurados pela polícia que acompanha os visitantes e sair correndo de medo do quarto ao saber que uma das irmãs é policial.

2-      Somente na atuação, posso ser a protagonista da novela Esmeralda, dar autógrafo, mesmo não tendo olhos verdes, mas para que ter? Minha calça verde me representa, e eu brilho tanto que deixo as pessoas cegas.

3-      Somente na atuação, eu posso assistir um programa de assassinato, e nele conhecer uma travesti que só quer aparecer na televisão, e de súbito também querer ser famosa como a travesti e cometer algum crime.

4-      Somente na atuação eu posso chegar perto de uma senhora bem razinza e dela conseguir um sorriso. Com ela, descobrimos sua insatisfação com a falta da televisão, e seu amor por programas de desgraça, está no sangue da família, parece que ela é parente de Marcelo Rezende. E lá vamos nós para o outro quarto fazer uma televisão sem fio, vendo as notícias de morte e levando para quem mais sentia falta delas.

5-      Somente na atuação eu posso fazer novamente rir, pessoas que não podem rir devido a dor, e fugir do quarto com meu cúmplice para não cometer mais esses crimes.

6-      Somente na atuação eu posso encontrar uma rosa, tão cheirosa, com aquele hidratante de ameixa do Boticário, e pedir para passear com ela por todos os locais de Recife para ver se a cidade fica perfumada. Íamos fazer isso ou na bicicleta da sua filha, ou na motocicleta do seu filho, que afinal era mais rico do que a irmã. Somente na atuação eu e Bufa podemos causar discórdia familiar.

7-      Somente na atuação podemos ver um sorriso daqueles que não podem sorrir. O brilho no olhar, a atenção e o esforço que era feito para falar seu nome mostrava mais do que uma boca aberta com dentes.

8-      Somente na atuação, admiramos a beleza daquela BR, que lá de cima para muitas pessoas não é nada demais, mas que para outras é uma bela paisagem. Somente na atuação podemos, dançar frevo, forró e virar pião, e mesmo da forma desajeitada com que fazemos isso ganhar um elogio. “Que coisa linda.”

9-      Somente na atuação eu sou Claudete, Bufa é Cláudio, e assim podemos entrar no fantástico mundo dos Cláudios, que expulsaram o Manoel, porque esse não se chamava Cláudio e que mesmo torcendo Santa, querem que eu vire Sport.

10-   Somente na atuação, aprendemos a emagrecer, aprendemos como eu sou complexa, assim como as outras mulheres, aprendemos como ter calma e paciência e percepção em meio as dificuldades, isso tudo com dois rapazes muito centrados e atentos. Somente com atuação eu aprendi que Josefa também, se chama Zefinha, ou Nininha, e por isso tem três votos de decisão na enquete feita, mas que como Rosa tem um jardim também pode votar por milhares de flores.

11-   Somente na atuação aprendemos, que o tanto de perfume que uma pessoa passa pode ser para encobrir a dor de barriga da companheira. Aprendemos que alguns são menos privilegiados e por isso não tem colchão, e que é necessário entender se isso aconteceu pela dor de barriga. E aprendemos que se as pessoas apesar de rirem, falam muitas vezes que querem descansar, é porque está na hora de sair de lá. Somente na atuação podemos atrapalhar mulheres assistindo novela e não sermos linchados por isso.

  O segredo é que nesse 11º andar, eu imaginava que não dava muito para brincar, ou para jogar, devido a condição em que muitos se encontram, mas pelo contrário, foi um dos dias mais produtivos em jogos, brincadeiras, conversa, companheirismo e em amor por cada um que eu conhecia. Em alguns momentos, eu era trazida para a realidade novamente. O nosso querido Mionzinho, que estava com vários problemas, creio que devido a diabetes, estava levando um banho de perfume de sua linda esposa, que inclusive passou perfume em nós. Mas de súbito sua glicose baixou e ela ficou bastante preocupada, saímos do nosso mundo de encantamento e chamamos o enfermeiro, demos um abraço nela e falamos que tudo se resolveria. Ao terminar a atuação, fomos no seu quarto ver se Mionzinho estava melhor, ele estava estável, abraçamos a sua esposa novamente e fomos embora. Somente na atuação, posso me deparar com a felicidade que pode emergir apesar das dificuldades, e com dificuldades que as vezes nos tiram da magia da felicidade.

Nenhum comentário: