terça-feira, 4 de novembro de 2014

O palhaço também escuta!

Tenho um negócio com as quartas feiras, são o meu dia. Começou a muito tempo quando eu e uns dois amigos combinávamos sempre de ir aos cinemas nas quartas feiras, por que era mais barato, lógico! haha E, quando a gente criou esse hábito, era nossa válvula de escape, em meio ao estresse do vestibular, da vida. E virou nosso dia. É interessante como a gente resignifica acontecimentos "cotidianos". Para sempre irei lembrar das quartas feiras e dos meus amigos queridos e nossas peripécias.
É interessante observar que isso vem acontecendo novamente comigo. Com outro dia em particular, as terças feiras. Ninguém nunca espera muita coisa de uma terça feira, é só mais um dia comum. Mas eu a tornei minha amiga e agora ela é única no mundo! É "O" dia da palhaçoterapia. É "O" de rever minha amada melhor companheira das galáxias. É "O" dia de me reencontrar comigo, com meu clown, com a minha Surdete. 
E novamente a minha querida terça feira não me decepciona. Aprendo cada vez mais com as minhas visitas ao HC, pois é. O rodízio de setores foi uma estratégia muito bem pensada dos meus lindovisores de nunca saber o que te espera no setor. Nunca se acostume com a sua atuação, o meio, as pessoas, o que elas estão passando ali muda tudo em você. E no Nefro não foi diferente. Como não estudante de Medicina, apenas sabia que tinha alguma coisa a ver com os rins, certo? Mas o que? De que as pessoas naquele setor estavam sofrendo? 
Mal sabia eu o estado debilitante que uma defasagem nos rins poderia acometer as pessoas, principalmente na hemodiálise. Alguns pacientes mal entendiam o que falávamos. Em pouco tempo percebemos que uma abordagem diferente era necessária. Não poderíamos apenas ser os "pontinhos de cor" dentro do hospital cinza, como me referi anteriormente. Cautela, ainda mais cautela, e escuta e paciência. Acredito ter apenas segurado a mão de uma paciente olhando em seus olhos por alguns minutos, enquanto ela dizia: "Não vá embora! As pessoas dizem que voltam, mas elas nunca voltam!". E como fazer pra segurar o choro? Não segura. Let it flow.

 

Nenhum comentário: