quinta-feira, 6 de julho de 2017

3ª atuação : 12.05.17 ! " Tem um quarto em ISOLAMENTO"

 Olá , Dbzinhoo !!
Já estamos em Maio e essa é minha 3ª atuação do ano , tu crê nisso ?😖😖 Mas vai rolar👏
As atividades lá na USF não param de aumentar e cada vez mais me empolgo : Sala de vacina, Visita domiciliar ,  Atividades educativas, tem recadastramento por área , pueri , pré natal, C.O...Minha nossaaa , tô quase morando lá.Sem falar na equipe que tô: São MUITO FERAS!! (Chegou uma galera lá da Residência de MCF, penseee num povoo que eu me amarro ) 💓 E vem TCC do outro lado. Umas atividades em casa... Enfim, pense numa maratona. O lado ruim disso é que não tô conseguindo acompanhar o ritmo das minhas MCMs e gostaria desde já pedir , oficialmente, minhas sinceras desculpas a elas e a minha lindovisora Paulinha, por todo cuidado e Zelo mesmo eu estando tão ausente💗💗💗
Então , era uma sexta feira mt bela por sinal . Onde fui atuar com com com com adivinha sóóoooooó 💣💣💣💣💣💣💣😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻 MADADA E BEAZENHAAA!!
(Zá e Pauli precisaram atuar pela manhã e não rolava pra mim) .E  lá  vamos nós para ONCO , como de costume  nos apresentamos , pedimos a chave do quarto e perguntamos se havia algum quarto em isolamento ou que teve algum óbito recentemente. Nos orientaram que existia um quarto q não deveríamos entrar , pois a paciente estava em momentos finais. Entramos no repouso, subimos energia e explode esse olhar💙
 Entre passeios no corredor , chegamos na porta do quarto em  " isolamento".E existiam rostinhos lá dentro que se animaram com a nossa passagem ali. Os nossos olhares se cruzaram e não sabíamos bem se deveríamos arriscar ou não.Afinal, as ordens estabelecidas, devem ser descumpridas👀. Daí , recebemos o convite para entrar....  Na primeira cama estava a pct terminal e sua filha lhe acompanhando. Na segunda, uma senhora com seus parentes e sua parente bem animada q logo começou a falar com a gente sobre músicas(adorava Roberto Carlos) , fotos, shows , comidas. E Daí ,descobrimos q Dona  Lourdes era bem virada quando tinha a nossa idade . Ela repetia isso , diversas vezes , o quanto curtiu a sua adolescência.Disse o quanto era vaidosa, namoradora e adorava dançar!
Tivemos a oportunidade de comprovar o quanto ela gostava de se arrumar.Tinha uma coleção de lenços : Listrados , coloridos, com muitas estampas. E nos autorizou a fazer alguns modelos com seus lenços. Eu e Risolina Choraminga tentamos fazer um laço bem fashion a pedido , quando menos esperamos ela oferece seu lenço azul 💙Genteeeee do ceú , como nós fica numa situação dessas ? Com os coraçauuns cheios de bolinhas saltitantes , né?! 💛
São esses momentos q nos fazem ver o quanto aquelas horas de atuação, valem muito a pena. E digo , não foi pelo fato de querer nos presentear com o seu lenço azul.O que me chamou mais atenção foi o seu gesto de carinho em querer q a gente levasse conosco algo q tinha tanto valor pra ela.
Percebemos que a filha da pct q tava malzinha, interagia conosco. Dava um sorriso de leve, olhava pra tudo que estava acontecendo.... E  de pouquinho em pouquinho , mentalizando : " E se der medo, vai com medo mesmo.." , fui me chegando, Corujina me acompanhou... A gente pegou na mão...Perguntou se era a filhinha dela.... Quando eu vi, já tinham lágrimas escorrendo entre meus dedos... O medo da palavra " Isolamento" foi parando de ecoar ...E quando menos espero já estávamos ABRAÇADAS !!!! Foi um abraçado tão apertadoooo , que dava pra perceber o quanto ela estava precisando daquele momento e tenho certeza que a gente também. Foi notório q nem sempre um sorriso no rosto significa alegria. Bastou a gente se conectar de alguma maneira para perceber q existia uma dor bem guardada q precisava ser externizada.  Comentamos que ali deitada existia uma mãe incrível que tinha um coração enorme , então perguntamos se ela nos aceitava como filha . O pedido foi atendido com sucesso. Sem pretensões , nos aproximamos de pessoas que fizeram toda diferença para a nossa atuação. Saí daquele quarto  mais aliviada e lembrando quando Gentis dizia : " Todo o encontro guarda o inesperado dentro de si".
 Seguimos para um quarto onde a gente não ganhou a permissão para entrar, mas quem disse que não rolou um jogo massa da porta ? Estava seu  filho e ele . Bola pra frente !
 Continuando nossa caminhada , entramos num quarto onde tinham duas senhoras fofas que nos contaram várias coisas da vida , era lindo observar a esperança e a paz em seus discursos.  Antes de sair desse quarto elas nos propuseram  orar/rezar e assim fizemos. 💞
Quando voltamos para o corredor tentamos novamente entrar no quarto do moço que não nos dava espaço para entrar, ele continuou resistente. Percebemos q o seu filho tava topando tudo e resolvemos entrelaçar aquele garoto, foi daí que surgiu Roberto Carlos: Moreno , alto , forte, cheio de vigooor ! Diretamente para o quarto de dona Lourdes, o qual entrou com uma Rosa na mão cantando : Como  é grande o meu amor por você ....🎤🎹
 Foi uma tarde que me fez refletir que  nem sempre planejar é o segredo.


Com amor ,

Suzi Tchutchu.

Nenhum comentário: