sábado, 22 de outubro de 2016

Quitéria Pinguinho chegou! \o/


Só um pingo, só um pingo, alegria pros seus dias, empolgante, chegou elaaa, aproveite e sorria! 
☊ ♪ ♫ ♩ ♫ ♭ ♪ ♯ ♬ ♮ ♫ ♩ ♫ ♭ ♪ ♯ ♬ ♮ ♬


Então, galeriiiis, quanto à primeira atuação, não farei cerimônia e serei muito sincera, eu não sabia o que bulhufas fazer. Poxa, foram tantas oficinas e eu não me sentia preparada! :( Maaaas, lembrei das incontáveis vezes em que ouvi: "Palhaço pronto é palhaço morto!". Agora fazia mais sentido porque eu estava tão viva que não me sentia nem um pouco pronta. Sim, mas o que fazer com o medo? Coloquei no bolso e fui adiante assumir meu lado ridículo. 

O apoio dos lindovisores foi fundamental nesse processo, como também os abraços apertados e encorajadores de um velhinha linda (Tatá) que apareceu na hora certa. Acho que minha MCM, Ursulina Melancia, estava um pouco mais nervosa que eu, e por isso, sentia que precisava estar calma para ajudá-la. Ao mesmo tempo, pensava na importância da nossa presença ali, levando por meio da arte do encontro a ressignificação do cuidado no processo de hospitalização. Aos poucos, Ursulina Melancia foi se tornando cada vez mais ela e o medo cada vez menos seu. E eu descobri que sou mais corajosa do que imaginava. Quitéria me mostrou isso. Meu tamanho é só um detalhe, quase sempre encarado como sinônimo de fragilidade. Mas, isso não diz  tudo sobre mim. Como diria Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, "eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura... E o que vejo são meus sonhos!". E vocês não têm noção do quanto eles são altos. Naquele dia meu maior desejo era sair do hospital sabendo que o dia de pelo menos uma pessoa foi melhor porque estivemos ali.

A linguagem está cada vez menos dando conta porque há sentimentos que não são capazes de serem traduzidos em palavras, há coisas que nem eu mesma compreendo, mas não faço questão de entendê-las porque vivenciá-las já é o suficiente. Eu apenas posso dizer que naquele corredor da Enfermaria da Clínica médica do 11º andar, eu simplesmente tive alguns dos encontros mais importantes da semana. Saí de lá com a certeza de que tornamos o dia de algumas pessoas um pouco melhor, principalmente o meu.

Um dos encontros mais significativos do meu dia foi com a Ursulina Melancia, minha MCM. É apenas o começo e já rolou muitas trocas, risos e silêncios "terapêuticos" nos momentos "pem". Até os erros foram compartilhados, afinal o erro nunca é solitário. Temos um longo caminho pela frente, cheio de tropeços, pelo qual iremos juntas passar e espero que façamos isso da forma mais sincera, embora ridícula, possível, permitindo que o nosso clown assuma o comando. 



O que realmente faz valer a pena estar vivo, 
não há filmadora ou máquina fotográfica que registre...
Surpresas, gargalhadas, lágrimas, enfim, o que eu sinto, quem eu sou, 
você só vai perceber quando olhar nos meus olhos, ou melhor, além deles...
(Clarice Lispector) 

Beijoooos,

Quitéria Pinguinho

2 comentários:

Muri disse...

dá muito medo essa sensação de um primeiro mergulho no setor,mas acaba sendo tudo muito gostoso.Mas o principal é isso, é sabermos que nunca estamos sós!

Caio disse...

Aaaa o primeiro mergulho no setor... É sempre um desafiante msm. Mas não se engane, sempre haverá o medo e o frio na barriga!!