sábado, 16 de julho de 2016

Café e carnaval no meu antigo querido portal prateado!!!



" Antes de prosseguir, eu queria compartilhar com todos vocês o quanto esse primeiro dia de atuação foi importante pra mim...ainda durante o vestibular passei por diversas situações difíceis de lidar, situações que, ainda hoje, me atormentam bastante, mas que ao mesmo tempo me fizeram crescer bastante, que me fizeram sempre valorizar o que a gente carrega aqui dentro (ou pelo menos tentar com nobre vontade)... e, em meio a tudo isso, uma das minhas rotas de fuga era me ausentar fisicamente dessas situações que me causavam um pouco de amargura. Como fazer isso?Imaginando! Eu me imaginava como médico e agindo de forma singular com aqueles que precisavam, agindo onde QUALQUER remédio/tratamento não pudesse chegar...eu me imaginava sorrindo, conversando e ouvindo cada uma daquelas pessoas. E, não por coincidência, eu me imaginava um oncologista. Eu entrei na faculdade querendo Onco e, até o momento (e cada vez mais), eu alimento esse desejo aqui dentro de mim. Outra "curiosidade interessante": Na minha primeira semana de aula eu entrei de enxerido no HC pra tentar explorá-lo ao máximo e logo de cara dei de cara com a salinha da Onco.Fiquei com medo de não ter permissão pra entrar lá, mas até hoje lembro daquela porta dupla de vidro de cor prateada e com uma plaquinha da oncologia(...) Amandinha estava guiando Melo e eu pelos corredores do HC quando de repente...PAM! "porta de vidro dupla de cor prateada"...meu antigo portal!" (Trecho do meu primeiro DB no PERTO).

“É com muita emoção que eu me pego lendo esse trecho do primeiro DB de Virgulino... Muito agradecido por tudo que o projeto me proporcionou, por todas as pessoas que eu conheci nas atuações e pela grande amizade que construí com minha MCM! Tá chegando o fim do nosso primeiro ciclo, mas eu tenho absoluta certeza que, onde quer que a gente vá atuar ou com quem, a gente sempre vai correr o risco de lembrar das coisas que passamos nessa fase inicial.”  (Trecho do meu último DB do primeiro ciclo...saudades, Melo!!!).

Falaaaaaaaaaaaaaaa, meu DBBB! É com muita emoção que eu me pego escrevendo esse registro. Esse, em especial, me faz lembrar um “tantão” de coisas boas que o PERTO me proporcionou no primeiro ciclo e o turbilhão de coisas que também me foi presenteado no segundo ciclo. Obrigado Bru e Cassis por tudooooo! Encontrei com essas duas lindonas, pela primeira vez, pela manhã umas 8 e cacetada. Elas estavam conversando muuuuito de Buenas na recepção em meio a uma exposição de quadros. Todos muuuuuito lindos! Bru, inclusive, mostrou a foto de um de dois patinhos que ela tinha pintado pra Leo e Moni e nos contou toda a história que existe por trás do quadro. Ficamos na indecisão de se atuação seria na enfermaria ou ambulatório de Onco. Internamente tenho que admitir que fiquei na torcida pra que fosse ambulatório, mas decidi deixar as meninas escolherem. E a decisão foi...AMBULATÓRIO!!! E eis que mais uma vez eu me vi cara-a-cara com o “meu antigo portal”... Cara, que sensação boa eu senti no coração quando olhei pra ele. Entramos e tratamos logo de nos arrumar. Como sempre, e isso é FUNDAMENTAL, tivemos o nosso momento de conversas, de desabafos e de muitas, muitas, muuuitas oportunidades de oportunidades de escuta, de APRENDIZADO (vou sair FERA em psicologia) e de sorrisos sinceros de cada uma das minhas MCM’s. Ao sair pela portinha do vestiário, Zefina, Surdete e Virgulino foram logo envolvidos por um cheiro MUUUUUUITO bom de café. Ao seguir a direção do cheiro, paramos na Copa e encontramos um velho conhecido rosto de Virguuu: “A melhor sensação foi chegar em "casa" e logo de cara ouvir um "Vocês de novo? ainda bem que voltaram" e a comadre da limpeza tirou logo onda com Melo mandando um "Oxe, e essa já é outra?" KKKK” Essa senhora da limpeza nada mais era que Dona Maria, a senhora do café mais cheiroso e gostoso de toda a região. Ela tratou de reconher Virguuu e mandou logo um “Voltouu. E agora com novas meninas”. Aí agora é que começa a loucura, meu fiiii. Dona Maria inventa de oferecer o café mais cheiroso da América do Sul a esse trio cheio de DOIDIÇAS. Resultado: No momento que eu to conversando com ela, que viro o rosto pra olhar o que danado Surdete e Zefina estavam fazendo...what...what the f...O que djabo é isso, Zefina? KKKKK Zefina tava parecendo uma cachoeira de café!!! Acidentalmente quando ela ia, com Muuuuuuita animação, pedir um biscoito pra Dona Maria, Surdete esbarrou nela e aí foi café pra tudo quanto é lado. KKKKK, ela só fazia morrer de rir e a gente “Meu Deussss, não queimouuuu. Até no narizzzz tinha café” KKKKK, e saímos assim pelo setor, com a nova fragrância da Natura: Café na Tora. Ainda antes da famosa salinha da quimio, encontramos o senhor, que vou chamar “Seu Zé da flor”, que estava de moletas e precisava justamente de 3 palhacinhos naquele momento pra ajudarrrr. Ajudamos ele a chegar na sua poltrona, conversamos bastante e eles nos doou o maior de todos os ensinamentos: Surdete tinha uma flor que Zefina tinha dado no seu cabelo-peruca e que acabara de cair naquele exato momento. Foi quando o Seu Zé da flor lançou um “Cuidado!! Não deixem essa flor cair que quando uma flor cai é porque o espírito vem atrás. E tem mais, quando uma flor cai é preciso que esse aí (aponta pra Virguuu) segure num pau...” Rapaz...Rapaz... Surdete, pelo amor de Deus, deixe qualquer coisa no mundo cair, deixe o Sport cair, deixe a chuva cair, mas não deixe essa florrrrrrrrr cairrrr KKKK. Ainda demos bastante gargalhadas quando tivemos uma inevitável vontade de ATIVAR O ID QUE ESTÁ DENTRO DE NÓSSS e atacar uma vasilha de doces que estava no posto de enfermagem. Fizemos um plano: pega, peida e corre!!! GENIAL. Até mostramos nosso plano pra um paciente que estava sentado ao nosso lado e pra enfermeira Vera Fischer e eles também caíram na risada.
   Em seguida, Zefina começou a sentir umas dores em pontada no peito. Gritei logo, são gasessss e já tratamos de colocar ela numa das camas do ambulatório. Eis que Surdete chama uma das acompanhantes pra nos ajudar a prestar os primeiros socorros a essa palhacinha em apuros. A mulé ficou perdida no meio de tanta loucuraaa KKK. Tratei de ficar levantando e abaixando as pernas dela pra ver se drenava esse danado desse peido do coração dela, enquanto Surdete ficava fazendo “massagem cardíaca” em Zefina. Cada vez que ela apertava o peito de Zefina, essa respondia com um arroto!!! KKKK Foi ilário, foi genial, esse momento!!! Decidimos então olhar a sala de espera...Que picadeiro!!! Tava lotado de gente lá dentro. Ficamos brincando ainda da porta com o pessoal, mostrando as pernas e eles até respondiam bem, ficavam chamando e tudo. Mas, amigos da rede globo, picadeiro é picadeiro né? Achamos, então uma forma GENIAL de encarar essa situação: Achamos um carrinho de supermercado no corredor do ambulatório, isso mesmo um carrinho de supermercado, Zefina tratou de entrar dentro dele (realização de um sonho) e Surdete foi na frente abrindo as alas do Bloco do PERTO RELOADED. Virguuu foi empurrando o carrinho logo atrás de Surdete e cantando pra animar o bloco. Todo mundo olhou espantado, inicialmente, mas depois ficaram rindo muuuuito com a gente. Dois momentos incríveis, nesse instante: quando a gente ia passando por um dos funcionários do hospital ele mandou um “Mas o que é isso???!!!” ficamos com aquela cara de ihhh, deu merda, mas ele completou a frase com um “Vocês ainda não me deram um abraço!!!” aí vibramosss de alegria. Outro momento foi quando passamos com o bloco ao lado de uma senhorinha que estava na cadeira de rodas. Ela tinha dificuldade pra falar, mas mesmo assim iluminou o meu dia com a sua conversa. Disse que não poderia acompanhar o bloco hoje, mas que se Deus quisesse numa próxima vez com toda certeza iria tratar de seguir o nosso bloco. Foi muito lindo e todos ficaram olhando com atenção pra aquele momento! Antes de voltar pra o nosso quartinho, ainda comentando sobre o peido de Zefina, um médico tinha acabado de sair do banheiro e, como diria minha amiga Ísis... Caramba, caramba, caramba...que fedor da mulestaaaaaa KKKK. Ele percebeu que a gente tava rindo disso e mesmo assim não saiu do compasso, mandou sorrindo um “tá fedendo ne???” . Bom DB, foi muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom voltar pra Onco. Certo dia eu li uma frase que dizia, mais ou menos, que na nossa vida, nossas escolhas são guiadas por nossas vivências. Não sei se vai ser Onco, não sei se vai ser qualquer outra coisa... O que eu sei é que essas vivências já contribuíram e ainda vão contribuir muito mais para aquilo que eu escolhi ser. Um xero nos zóiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!

  
 "E qual o melhor presente de aniversário/despedida do primeiro ciclo no PERTO? Me despedir com direito a Onco!!!"

Nenhum comentário: