quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Sobre a Nefro há um tempo atrás....

Olá DB mais uma vez!!!

Bem, já falei sobre esse assunto com algumas pessoas e principalmente com a minha MCM. Combinamos de não escrever sobre essa atuação aqui nesse DB, mas registrar no nosso outro DB recebido durante a oficina de formação.
Hoje, ao reler sobre essa manhã, fiquei inquieta e quis então registrá-la aqui também. Mudei de ideia ao me deparar com um dos meus diários da oficina, que falava sobre uma manhã muito tumultuada e de olhos arregalados de "pânico" (entendedores entenderão) e que mesmo assim precisava ser compartilhada com meus MCM's.

Não vou falar muito sobre como foi na Nefro em si, mas sim sobre o que fez eu ter um pequeno "trauma" de lá: em meio a tanto sofrimento que é ficar horas numa máquina de hemodiálise, tentamos buscar encontros naqueles olhares, alguns perdidos no espaço. Mas, a primeira resposta foi:
- Não quero ser amigo de vocês pq vocês tem saúde e eu não. PÁ!!!!! na nossa cara de primeira.

A segunda resposta foi: Cobrir os olhos pra nem nos ver. Ok! Tem gente que prefere dormir.

Mas o terceiro acontecimento e talvez o mais doloroso foi: um senhorzinho muito simples e inquieto para ir pra casa e o carro da sua cidade já estava a sua espera, nos pedir para descer com ele no elevador já que ele estava de cadeira de rodas e não poderia ir sozinho. Até ele pedir tudo bem, poderíamos muito bem jogar com isso se ele quisesse o jogo. Mas, ele transparecia agonia e ansiedade e naquele momento eu estava de mãos atadas e sem poder fazer NADA. Ou melhor quase nada. Tentamos sair correndo atrás da enfermeira, do maqueiro ou de quem estivesse disponível e pudesse levá-lo para baixo, mas um mundo de NÃOS nos encontrou. Ninguém queria descer, estavam disponíveis mas não queria ajudar e isso partiu meu coração.

Estávamos no meio dos corredores esperando alguém se compadecer daquela situação e levá-lo embora e ninguém fazia isso e ele nos pedia isso com os olhos e eu não podia fazer nada além do que já tinha tentado.

Bem, assim foi na Nefro. Não digo que nunca mais quero ir lá, levo isso como um aprendizado já que  nem sempre vai ser do jeito que a gente quer ou deseja. Os setores são diferentes e tem rotinas diferentes. Muitos MCM's atuam na Nefro e adoraaaaaam ir pra lá, quero muito um dia poder ter essa sensação ao voltar lá também!!!!

Com amor e carinho, Odete!

Nenhum comentário: