quinta-feira, 29 de junho de 2017

São João na Onco

DB,

como te contar desse dia? Palavras não dão conta, te garanto. Quando penso nessa atuação, lembro daquela música (não tão bonita quanto os nossos momento na onco): "foi bonito foi, foi intenso, foi verdadeiro, mas sincero" (nem sei se é assim mesmo, mas ela traduz bem o que penso).

Fomos convidados pra participar, nós os palhaços, e eu não sabia se teria tempo. Tinha prova quase no mesmo horário. Mas deu! E como sou grata por ter tido essa oportunidade.

Eu não conhecia o ambulatório da Onco, nunca havia atuado lá, e sempre pensava: deve ser difícil, os pacientes devem ser mais delicados, estão em quimioterapia. E como estava enganada... nunca vi tanta força e alegria em um só lugar. Teve festa, teve quadrilha, teve pipoca, canjica e milho. Teve barulho, com direito à "psiiiu" que não foi entendido e "10%" que falou diretamente com os nossos narizes. Teve foto, muita foto. Teve olhar... quantos olhares encontrei! Quanta força naqueles olhares, quanta beleza.

Teve seu Ponciano, meu grande amigo. E teve um senhor que desconheço o nome, mas dono do olhar e do sorriso mais profundos que já vi. Ele me remete ao conceito de minimalista... não sei. Era pequeno em todos os seus gestos, mas tão intenso! Vitor lhe entregou um chapeu de palha e eu lhe batizei de rei do milho. E o que se seguiu foi um sorriso, mas um sooorriso... das coisas mais lindas que já recebi. Vou guardar com todo o coração.

Enfim DB, foram alguns flashes. Mas enquanto te escrevia, todo o sentimento daquele dia me invadiu. Aquela atuação me renovou, me fez ter "saudade" de algo que nem acabou ainda, me deu um aconchego no coração que eu tanto precisava. E, coincidentemente, no mesmo dia, escuto a frase do nosso querido Caba: "qual o impacto que esse projeto tem nos pacientes? Deve ser muito grande. Mas não deve ser maior do que o impacto que ele tem em mim". Não é. Que esse projeto nunca se perca, que eu nunca perca o que ele me ensinou, que ele continue me ensinando e ensinando outros profissionais por ai. Que o encontro se perpetue!

Nenhum comentário: