" Antes de prosseguir, eu queria compartilhar com todos vocês o quanto esse primeiro dia de atuação foi importante pra mim...ainda durante o vestibular passei por diversas situações difíceis de lidar, situações que, ainda hoje, me atormentam bastante, mas que ao mesmo tempo me fizeram crescer bastante, que me fizeram sempre valorizar o que a gente carrega aqui dentro (ou pelo menos tentar com nobre vontade)... e, em meio a tudo isso, uma das minhas rotas de fuga era me ausentar fisicamente dessas situações que me causavam um pouco de amargura. Como fazer isso?Imaginando! Eu me imaginava como médico e agindo de forma singular com aqueles que precisavam, agindo onde QUALQUER remédio/tratamento não pudesse chegar...eu me imaginava sorrindo, conversando e ouvindo cada uma daquelas pessoas. E, não por coincidência, eu me imaginava um oncologista. Eu entrei na faculdade querendo Onco e, até o momento (e cada vez mais), eu alimento esse desejo aqui dentro de mim. Outra "curiosidade interessante": Na minha primeira semana de aula eu entrei de enxerido no HC pra tentar explorá-lo ao máximo e logo de cara dei de cara com a salinha da Onco.Fiquei com medo de não ter permissão pra entrar lá, mas até hoje lembro daquela porta dupla de vidro de cor prateada e com uma plaquinha da oncologia(...) Amandinha estava guiando Melo e eu pelos corredores do HC quando de repente...PAM! "porta de vidro dupla de cor prateada"...meu antigo portal!"
É com muita emoção que eu me pego lendo esse trecho do primeiro DB de Virgulino... Muito agradecido por tudo que o projeto me proporcionou, por todas as pessoas que eu conheci nas atuações e pela grande amizade que construí com minha MCM! Tá chegando o fim do nosso primeiro ciclo, mas eu tenho absoluta certeza que, onde quer que a gente vá atuar ou com quem, a gente sempre vai correr o risco de lembrar das coisas que passamos nessa fase inicial.
E qual o melhor presente de aniversário/despedida do primeiro ciclo no PERTO? Me despedir com direito a Onco!!! Meu povo, tenho que dizer a vocês... acho que brotou gente até das paredes essa semana, porque a gente nunca viu a Onco tão lotada como agora! Vão desculpando um matuto meio esquecido do juízo, mas vou contar tudo que vem à cabeça e talvez fique meio desorganizado, já que foi muita informação/brincadeira pra essa atuação kkkkkkkkkkk
A melhor sensação foi chegar em "casa" e logo de cara ouvir um "Vocês de novo? ainda bem que voltaram" e a comadre da limpeza tirou logo onda com Melo mandando um "Oxe, e essa já é outra?" kkkkkkkkk
Nos vestimos e saímos ao encontro de velhos rostos! Como foi bom rever uma animada equipe de limpeza, uma animada equipe de enfermagem e, principalmente, o grupo de pacientes/ conhecidos mais animado de todos!!! Reencontramos antigos rostinhos, como o de Dona Jo que, mais uma vez, disse que não iria me levar pra sua casa e me atolar de comida como disse que faria com Maricota. Logo ela, a genial inventora da frase Cemitério é quem come só! Outro rosto conhecido foi o de D. Sebastiana e a neta dela! Foi muito bom ter tido aquela memória flash e aí lembrar que na enfermaria de Onco, durante as nossas brincadeiras, a neta dela disse que Virgulino dava um caldo e que seria muito bom o ensinar a fazer uma "sopa de ossos", obviamente nós já sabemos de onde viriam os ingredientes dessa sopinha. Encontramos ainda a mãe e a avó de Heitor (um menino que levantou muito nossa energia numa outra atuação na Onco)...infelizmente meu fiel companheiro de fazer raiva a Maricota não pôde ir! Mas nem por isso elas perderam o compasso! sempre riam muito com as brincadeiras que fazíamos na recepção.
Mais uma vez: Como é bom ultrapassar aquele meu portalzinho prateado!!!
Encontramos ainda rostos novos: tinha o Sr Kim e sua filha Kam, dois coreanos que fizeram um book conosco! Todos riram muito quando a eu disse que ia dar confusão se o filho de Sr. Kim aparecesse la no ambulatório e desse em cima das enfermeiras e de Maricota.
Depois disso, só me lembro de fotos!!! uma, duas, três, dezenas! Que energia boaaaa a desse povo lindo!!! A sala tava lotada de gente, todas as cadeiras estavam ocupadas!!!!!! tenho que admitir que assim que passamos, senti um frio na barriga, mas depois....Caraiiiiiiiiiiiiiiiii, muito bom!!!! Sou apaixonado pela Onco, sou paixonado por esse Projeto!!!! Não posso deixar de destacar um dos sorrisos mais fortes e altos que ja escutei!!! kkkkkk era de uma senhora que estava sempre disponível pra brincar! E também estava fazendo uma toquinha pra mim!!!!
Maricota, Melo... Muito obrigadoooooo por todo o aprendizado! Obrigado pela paciência de sempre com minhas doidiças e com meus atrasos! Muito obrigado por me ajudar a encontrar o palhaço". Já to com muuuuuuuuuuuuita saudade. Xero nos zói de cada um de vocês!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário