sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Tenho apenas 2 reais e o sentimento de mundo

Aloohaa, DB! Sabe aquele lance de encerrar ciclos? Pois bem, aconteceu um monte de coisa nesse estilo essa semana! A quinta-feira (28/09/2017) foi o ápice disso. De manhã fui pra USF, almocei rápido, fui para meu último dia de monitoria, faltei aula pra finalizar minha última aula do PORTAL, terminei bem em cima da hora, com minha MCM me ligando e depois dessa afobação... TAVA CHEGANDO A HORA DA ATUAÇÃO! Logo no caminho, fui tentando trazer minha mente pro presente. Pro AQUI. Pro AGORA. Me dirigi ao setor da nefrologia com meus pés firmes no chão para eu sentir essa presença. Não queria que minha atuação fosse apenas um produto do meu dia, queria poder desfrutar do processo, também. Encontrei minha MCM e foi bem de boas encontrar o setor onde iríamos atuar naquela tarde. Pegamos a chave da salinha e fomos vestir nossas peles. Eu ainda estava um pouco elétrica do meu dia corrido, mas minha MCM teve uma ideia massa e sugeriu que colocássemos um breguinha enquanto nos preparávamos. Deu certo!  3, 2, 1.... BOOOURA PRO "PICADEIRO"! 
O setor de nefrologia me surpreendeu bastante. Os pacientes estavam muitos dispostos a entrar, a compor, a propor nosso jogo. A receptividade foi notável. Me senti muito feliz quando passamos na frente de um quarto e uma paciente ficou com uma carinha de "ué, vocês não vão entrar?". Porém, diferentemente da pediatria, os profissionais do setor pareciam mais distantes da nossa atuação... 
Tenho que relatar algumas dificuldades/gafes que cometi: no início da atuação, não sei se por fruto da afobação que ainda habitava em mim, chamei Pernélope de Lana. E, ainda mais, tenho um "cacoete" desde a minha primeira atuação: não consigo parar de mexer no meu nariz. :\ Madada me deu esse toqu na externa e Lana percebeu isso nessa atuação, também. Acho que é porque tenho mania de ficar mexendo no meu piercing. :( Mas, tirando isso, foi tudo muito tranquilo e instigante. Segue algumas palavras/expressões aqui para me lembrar melhor desse dia:

BARBA RUIVA
MAS SÃO 2 REAAAAAISSS! (um paciente na hemodiálise tinha uma nota de 2 reais ao lado dele e  foi incrível transformar aquela notinha em uma fortuna imensurável) 
"só sai por onde entrou"
"quem é essa tal de fisioterapia?"
18 km = 18s

Ah, teve uma parte que doeu meu coraçãozinho. </3 Estávamos jogando e um médico (o Barba Ruiva) entrou para medir a pressão da paciente que estava envolvida no jogo com a gente. Aí eu disse "UAU, QUE PULSEIRA CHIQUE É ESSA QUE ELE TROUXE PRA VOCÊ" e ela falou com firmeza: "Essa pulseira eu não quero, não. Pode ficar pra você". :((( Foi um choque de realidade pra mim, mas continuei a abstrair e segui o jogo... Ela, felizmente, seguiu jogando! 

Insano como antes da atuação eu estava notavelmente cansada do dia que estava tendo, mas depois dela fiquei levinha, levinha e fui dar aula beeeeem plena. 
E, pra finalizar, sabe aquela frase sobre nós não mergulharmos no mesmo rio duas vezes? Cabe perfeitamente no contexto das atuações do PERTO.

Com amor, 
Leonina Virgulina. 

Nenhum comentário: