domingo, 20 de julho de 2014

O menos virou mais: do COB à Pediatria.

A atuação desta semana aconteceu na sexta-feira (dia 18/07). A dupla dinâmica estava de volta e a todo vapor: Maroca Pipoca e Florinda Testamento! Uma maravilha poder repor atuações com ela novamente! (:
O lugar que iria receber a nossa energia era o famigerado COB (engraçado como esse setor me dá frio na barriga, mas sempre saio dele com encontros incríveis!). Chegamos lá, e começamos a nossa transformação. Eu estava looouca, ansiosa por uma atuação massa, e voltar a atuar logo com Noca gerou em mim um expectativa massa para a atuação. Colocamos as roupas, terminamos a maquiagem, e por fim geramos aquela energia que culminou com a subida do nariz! Foi uma energia surpreendente!! Enfim, adentramos o mundo mágico do COB, que naquele minuto se transformou em um lugar de busca por comida! Logo na saída, um primeiro olhar. Fizemos o menos virar mais! Nenhuma palavra, só o olhar. E o nosso alvo entrou também. Era uma funcionária, que estava conversando com outra. E quando nos viu, não conseguiu segurar a seriedade. Mesmo assim, continuamos olhando. E ela sorriu! Um sorriso frouxo. E então começamos a perguntar quem era o dono daquele lugar que iria arranjar comida para a gente! E ela viajou na onda. No começo não entendeu, mas depois entrou na brincadeira e começou a dedurar quem estava escondendo a comida! Até que pousamos em um quarto. Uma paciente bem calada, que estava o tempo todo de olho na atuação. Mais um encontro tímido, em que fizemos o menos virar mais. É massa quando encontramos esse tipo de paciente, que nos dá uma reciprocidade, mesmo meio tímida. E ela não queria nos perder de vista, mesmo sem falar muito. Foi um encontro incrível! Mas passamos à brincadeira da busca por camida por todo o COB.Não havia muitas pacientes no setor, até que nos deslocamos para a saída entrada do COB, e começamos a interagir com as acompanhantes! Também haviam poucas. Levamos a carta até onde deu! Quando nos vimos, estávamos na beira da escada, e nos veio, ao mesmo tempo, a lembrança da pediatria! Eram 2 andares acima. Foi impulso! Subimos as escadas sem pensar duas vezes! E quando lá chegamos, encontramos outros MCMs atuando lá! E havia aquelas criaturinhas prontas para lhe expor ao ridículo, e você não tem noção do que lhe espera. Eu nunca tinha atuado na pediatria! Me arrepiei, e o arrepio tomou conta do meu olhar, que brilhou tanto que ficou lubrificado com uma lágrima de emoção que não desceu pelo rosto, mas somente deixou aquele olhar mais intenso e mais brilhante! Percebi logo um dos meninos como sendo o mais difícil das crianças. Ele inclusive chamou Florinda de feia! Mas estava na brincadeira. E eu encontrei ele! Engraçado que Maroca tentou ignorar ele, de propósito, ludicamente, e isso fez ele vir até ela! E foi assim que acabou surgindo uma relação linda entre eles dois! Depois disso, um inpacto: chegamos todos, os clowns e as crianças, até um quarto com 2 criaças paralíticas, que tinham deformidades ósseas e provavelmente problemas neurológico! Caramba, que lindo aprendizado poder ver o 1º contato das outras crianças com aquelas. E que aprendizado para mim atuar com um público tão limitado. E as mães acompanhantes, que também brilharam o olhar quando viu as outras crianças ali. Foi uma emoção indescritível e uma aula para o nosso ego! Por fim, houve muitos momentos engraçados, mas para mim ficou mais marcado nesta atuação os momentos emocionantes. Quando Maroca e Florinda íam retornar para o COB, o 1º menino que tinha se envolvido comigo chega correndo e dá um abraço! Não sei como não chorei ali! Foi um turbilhão de sentimentos, que ficarão marcados em mim e eternizarão a minha primeira atuação na pediatria!

Um comentário:

PERTO - Palhaçoterapia UFPE disse...

ta bom... chorei. amo você, sua linda.
Noca.